Últimas Notícias

Início » Projeto no CETI Rama Boa terá preparatório exclusivo para Olimpíadas de Matemática

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, localizado no município de Altos, lançou nesta segunda-feira (8) a Olimpíada Interna de Matemática (OLIMAT). O projeto envolve os 480 estudantes de Ensino Médio da escola e irá selecionar 30 alunos para fazer parte de uma turma especial de Matemática que contará com um preparatório exclusivo para as competições da disciplina, como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O projeto foi idealizado pelo professor de Matemática e de Recomposição da Aprendizagem, Antônio Luís, e irá proporcionar aulas de revisão baseada nas provas da Obmep e TME de edições anteriores com a finalidade de preparar os estudantes para o dia da prova. “Após a primeira fase da OBMEP, as 30 maiores notas serão selecionadas para formar a turma especial. Eles terão aulas todos os sábados, com professores da escola e convidados com experiência em olimpíadas.”, explicou o professor.

Os estudantes que mais se destacarem no projeto irão receber ainda medalhas, menções honrosas e prêmios como: tablet, celular, pix de 200 reais, cesta de chocolates, dois meses de academia e kit de apostilas Pré-Enem.

A gestora da instituição de ensino, Clemilda Almeida, destaca que o incentivo ao projeto é fruto dos resultados alcançados por seus alunos no último ano. “Nos inspiramos no Seduc Olímpica, projeto implementado pela Seduc no ano passado que prepara os estudantes para as olimpíadas do conhecimento. Resolvemos fazer algo semelhante aqui na nossa escola com foco total nas provas dessas competições.”, afirma a diretora.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou em 2023 o Seduc Olímpica, projeto quem tem como objetivo preparar os estudantes Seduc para eventos educacionais, como Olimpíadas, Feiras de Ciências e Torneios, contribuindo para o avanço do ensino em todos os componentes curriculares da Educação Básica. Ao longo do ano foram realizados três eventos importantes e grandiosos que fomentaram o engajamento e participação dos estudantes por todo o Piauí e foram grandes incentivos para a conquista de bolsas, medalhas e menções honrosas. São eles: o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), criado com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas); a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI), com foco na melhoria da leitura e da escrita; e a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes para impulsionar o desempenho dos estudantes na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, para além da preparação da OBMEP, busca-se como resultado elevar o aprendizado em Matemática e nos índices das avaliações SAEB e SAEPI. “Achamos muito importante essa iniciativa das escolas de estarem incentivando a preparação para as olimpíadas de conhecimento. O Seduc Olímpica é uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos potenciais. O Torneio de Matemática dá todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas nacionais”, completou o secretário.

Contatos da SEDUC-PI

AVISO IMPORTANTE

A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas. É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.

(86) 3211-0444, (86) 3211-0452, (86) 0800-2805570
AVISO IMPORTANTE

O atendimento será via e-mail. Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF. O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.

Assessoria de Jurídica
Assessoria Técnica Especial
(86)3216-3205/(86)3216-4442
Comissão de Pregão